Agência Panafricana de Notícias

UA exorta tribos sudanesas rivais de Darfur-Norte a cessarem hostilidades

Cartum, Sudão (PANA) - A União Africana (UA) exortou os grupos tribais inimigos do Sudão a cessarem as hostilidades que fizeram dezenas de mortos.

A presidente da Comissão da UA, Nkosazana Dlamini-Zuma, manifestou a sua "profunda preocupação face à retomada dos confrontos entre as tribos Abbala e Beni em El Sereif, em Darfur-Norte, que causou um número considerável de vítimas, novos sofrimentos e a retomada das deslocações da população civil na zona", diz a UA num comunicado chegado terça-feira à PANA em Cartum.

O documento sublinha que os confrontos entre as duas tribos começaram pela primeira vez, a 5 de janeiro de 2013, em torno do controlo da zona aurifera sita em Jebel Amer.

As informações chegadas a Cartum indicam que 700 pessoas morreram e muitas outras ficaram feridas, enquanto o Governo estima o número de mortos entre 50 e 70 e o dos feridos em mais de 100.

O diário sudanês "Al Sudani" cita o chefe de tribo Abdalla Shaikha de Beni Hussein a declarar que mais de 750 pessoas morreram ou foram feridas nos recentes confrontos surgidos na localidade, julgando a situação "mais grave e em deterioração".

Por outro lado, o Governo de Cartum assegura ter criado dispositivos de segurança que restabeleceram a ordem.

-0- PANA MO/SEG/NFB/JSG/IBA/CJB/IZ 26fev2013