Conakry, Guiné (PANA) - Seis garimpeiros artesanais morreram no desabamento de uma antiga mina, na tarde de segunda-feira, no distrito de Salla, na subprefeitura de Doko, a mais de 700 quilómetros da cidade capital, Conakry, soube a PANA de fontes oficiais.
A antiga mina, há muito fechada, explicaram as mesmas fontes, foi recentemente invadida depois da descoberta, nela, de uma grande quantidade de ouro, o que levou a uma corrida parao o jazigo aurífero.
As primeiras intervenções de socorro apermitiram encontrar sobreviventes e vários feridos, alguns dos quais em estado grave.
Os deslizamentos de terra são muito constantes nesta região da Alta Guiné, que possui vários jazigos auríferos, invadidos por autóctones, mas também por Malianos, Burkinabes, Senegaleses, entre outros cidadãos.
Sucessivos Governos tomaram várias medidas de interdição proibindo de exploração em determinados sítios da região, mas os garimpeiros conseguiram enganar a vigilância da polícia encarregue de supervisionar a área.
-0- PANA AC/JSG/MAR/DD 14dez2021