Presidente burundês em Angola
Bujumbura, Burundi (PANA) – O chefe de Estado burundês, Evariste Ndayishimiye, deixou terça-feira Bujumbura rumo a Luanda, a capital angolana, enquanto Presidente em exercício da Comunidade Económica da África Oriental (CEA), para participar numa cimeira sobre a paz na região dos Grandes Lagos Africanos, anuncia um comunicado oficial.
Ndayishimiye junta-se assim aos seus homólogos da CEA, da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEAC), da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lafos (CIRGL) e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), já presentes na metrópole angolana.
Organizada sob os auspícios da União Africana (UA), a cimeira versará essencialmente siobre a coordenação e harmonização das respostas regionais ao conflito na República Democrática do Congo (RDC), precisa o comunicado.
A precedente cimeira regional sobre a RDC realizou-se em maio último em Bujumbura, na presença do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres.
Além disso, uma cimeira extraordinária dos chefes de Estados de vários países da África Central e Oriental ocorreu no início de fevereiro último, em Bujumbura, sobre a mesma situação de segurança preocupante no leste congolês.
Um movimento rebelde congolês, vulgo M23, ocupava largas partes do território congolês, precisamente na zona de Kivu-Norte (leste), com a suposta cumplicidade do Rwanda, que a desmente ainda até hoje.
Um acordo de paz foi concluída entre as partes em conflito na crise congolesa, em julho de 2022, em Luanda (Angola), sem todavia que o mesmo se efetive até a esta data..
Os Estados-membros da CEA chegaram a um acordo sobre a criação de uma força militar regional de imposição da paz no leste da RDC.
Os primeiros batalhões chegaram em novembro de 2022 ao local, mas, desde então, nunca passaram para a ação, critica o regime no poder em Kinshasa, a capital da RDC.
-0- PANA FB/JSG/FK/DD 27junho2023