Agência Panafricana de Notícias

OMVS laureada do Grande Prémio Mundial Hassan II da Água

Dakar, Senegal (PANA) - A Organização para a Valorização do Rio Senegal (OMVS) recebeu segunda-feira o Grande Prémio Mundial da Água Hassan II na abertura do IX Fórum Mundial da Água no complexo desportivo "Dakar Arena", em Diamniadio, a cerca de 30 quilómetros da capital senegalesa, constatou no local a agência senegalesa de notícia (APS).

O ministro marroquino do Equipamento e Água, Nizar Baraka, entregou ao alto comissário da OMVS, Hamet Diane Séméga, o prémio composto por um troféu, um certificado e um envelope de 500 mil dólares americanos.

O Grande Prémio Mundial Hassan II está "entre os prémios mais prestigiosos e reconhecidos mundialmente" e "contribui para a conscientização global e incentiva ações concretas a favor da causa da água".

Gerido conjuntamente pelo reino de Marrocos e pelo Conselho Mundial da Água, este prémio presta homenagem ao rei Hassan II e "à visão estratégica que trouxe ao seu país em termos de gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos para garantir a sua segurança hídrica".

Este Prémio é concedido a cada três anos durante a cerimónia de abertura do Fórum Mundial da Água.

A OMVS, que reúne Guiné, Mauritânia, Mali e Senegal, é proposta para o Prémio Nobel da Paz 2022, confirmou sábado o ministro senegalês da Água e  Saneamento, Serigne Mbaye Thiam.

O Fórum Mundial da Água, que decorre até 26 de março, começou na presença de milhares de pessoas, sob a presidência de Macky Sall.

Estiveram presentes na abertura, os Presidentes do Congo, Denis Sassou-Nguesso; da Mauritânia, Mohamed Ould Ghazouani; da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló; da Etiópia, Sahle-Work Zewde; e a vice-presidente da Gâmbia, Isatou Touray.

David Malpass, presidente do Banco Mundial, e Jakaya Kikwete, ex-Presidente da Tanzânia, também marcaram presença.

Cerca de 5.500 participantes eram esperados no Fórum Mundial da Água.

-0- PANA-APS BHC/SBS/ASB/AKS/JSG/MAR/IZ 21marco2022