Morreu multimilionário sul-africano Sol Kerzner aos 84 anos
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O magnata sul-africano Sol Kerzner, que construiu alguns dos hotéis mais espetaculares do Mundo, faleceu sábado no seu domicílio da Cidade do Cabo aos 84 anos de idade, após uma longa batalha contra o cancro.
Ele nasceu nos arredores pobres de Joanesburgo, em Doornfontein, de imigrantes lituanos.
Em 1962, ele comprou o seu próprio hotel, em Durban e, quando tinha apenas 29 anos de idade, ele abriu o Beverly Hills, o primeiro hotel de cinco estrelas da África do Sul. Até meados dos anos 1970, o seu grupo Southern Sun já possuia mais de 30 hotéis, incluindo o Le Saint Géran, nas ilhas Maurícias.
Em 1979, Kerzner seguiu a onda do Apartheid ao desenvolver a estação de Sun City no país pobre de Bophuthatswana. Frank Sinatra recebeu dois milhões de dólares americanos para atuar nela e várias outras estrelas internacionais como Elton John, Queen Cliff Richard e Rod Stewars atuaram nela.
Kerzner vendeu a estação Sun City e os seus ativos sul-africanos, no início dos anos 1990, e abriu um casino em Connecticut, nos Estados Unidos.
Ele também desenvolveu centros turísticos nas Bahamas, no México, nas Maldivas e em Dubai. Ele abriu, em 2008, o hotel Atlantis, numa ilha artificial em Dubai, no valor de um bilião 500 milhões de dólares americanos.
Kerzner, que foi feito cavaleiro pela Rainha, em 2020, foi casado quatro vezes, nomeadamente com Miss Mundo Anneline Kriel.
Entre os seus amigos célebres, figuram Robert de Niro, Donald Trump e Nelson Mandela.
-0- PANA CU/VAO/ASA/BEH/FK/IZ 22mar2020