Paris, França (PANA) – A ministra francesa das Forças Armadas, Florence Parly, chegou esta segunda-feira a N´Djamena para uma visita oficial ao Tchad, soube a PANA de fonte oficial.
Durante a sua estada, Florence Parly efetuará uma visita ao posto de comando da operação francesa Barkhane, e, depois, à Presidência Tchadiana, para se reunir com o Presidente da República, Idriss Déby Itno, de acordo com a fonte.
O seu encontro com o PresidenteDéby, a governante francesa vesará sobre a situação regional, o engajamento do Tchad para a segurança no Sahel e a cooperação franco-tchadiana, segundo a fonte.
"N´Djamena acolhe o posto de comando da operação Barkhane, que se estende ao Níger, ao Mali, ao Burkina Faso e à Mauritânia. Depois do êxito da operação Serval (também francesa), em 2013, a operação Barkhane comprometeu-se, desde 2014, a potencializar das Forças Armadas do G5 Sahel, acompanhando-as na luta contra ameaças terroristas”, indica um comunicado do ministério francês das Forças Armadas.
A mesma fonte acrescentou que o Tchad é um parceiro histórico da França e desempenha um papel essencial na luta contra o terrorismo no Sahel.
-0- PANA BM/TBM/MAR/DD 04nov2019