Bamako, Mali (PANA) - A equipa nacional feminina de basquetebol do Mali participará no Mundial de basquetebol de 2022, agendado para setembro próximo na Austrália, após a retirada da Nigéria, confirmou quinta-feira a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA).
Num comunicado enviado à PANA, o Mali, convidado a participar no mundial feminino FIBA 2022, substituirá a Nigéria, já qualificada para a competição.
Porém, o Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, decidiu retirar a Federação Nacional de Basquetebol (NBBF, sigla em inglês) de todas as competições internacionais e de outras atividades ligadas ao basquetebol para os próximos dois anos.
A FIBA disse ter tomado nota da decisão do Presidente Buhari, tendo em conta muitos pontos estritos agendados que não podem ser adiados para garantir o sucesso do maior evento internacional de basquetebol e proteger a integridade da competição, lê-se na nota.
No torneio de qualificação, o Mali perdeu 69-73 para a Nigéria em Belgrade (Sérbia) e terminou em quarto lugar no Grupo B do torneio de qualificação.
A equipa maliana, doravante ressalvada, irá jogar no mesmo grupo que a França, a Sérbia, o Japão, o Canadá e a Austrália.
-0- PANA GT/JSG/SOC/DIM/DD 03junho2022