Agência Panafricana de Notícias

Líderes africanos decididos a reforçar resposta a conflitos

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – Os líderes africanos saíram segunda-feira de dois dias de discussões intensas sobre os conflitos que afetam o continente determinados a reforçar a sua resposta às crises, fazendo da Força Africana de Alerta (FAA) uma realidade.

A FAA inscreve-se no quadro de um projeto de longo prazo visando reforçar as capacidades de África para gerir os conflitos e constitui a última parte, ainda não realizada, da arquitectura africana de paz e segurança.

Os líderes africanos desejam agora a criação rápida desta força, que devia inicialmente ser lançada em 2012, mas cujo ato acabou por ser finalmente adiado para 2015.

"Devemos tornar operacional este aspecto importante da nossa segurança dentro de alguns meses, se um certo número de condições forem reunidas", indicou o comissário da União Africana para a Paz e Segurança, Ramtane Lamamra.

Segundo ele, "é absolutamente necessário para África dar meios de agir a uma força de desdobramento rápido".

A Cimeira da UA, encerrada segunda-feira, decidiu fazer da FAA uma das suas prioridades durante a cimeira extraordinária de 25 de maio em Addis Abeba, a ser organizada no âmbito das celebrações do 50º aniversário da criação da organização pan-africana.

-0- PANA AO/SEG/NFB/JSG/IBA/CJB/IZ 29jan2013