Kinshasa, RDC (PANA) - um caçador furtivo, tristemente célebre, foi capturado a 8 de Junho corrente em Butembo, no nordeste da República Democrática do Congo (RDC), soube a PANA de fonte oficial.
Trata-se de Jackson Muhukambuto, implicado nos assassinatos dos guardas ecológicos, bem como na caça furtiva de elefantes e na venda de seu marfim, segundo um comunicado do Instituto Congolês para a Conservação da Natureza (ICCN) transmitido sexta-feira à PANA.
Segundo a fonte, esta detenção foi efetuada sem qualquer troca de tiros pois guardas do Parque Nacional de Virunga já iam sorrateiramente no seu encalço dele, num caso de tráfico de marfim à escala da província de Kivu-Norte (leste).
Para além do seu envolvimento no tráfico de espécies animais ameaçadas de extinção, Jackson Muhukambuto é também considerado autor de numerosos crimes cometidos por homens sob às suas ordens.
Nos últimos quatro anos, as suas ações custaram a vida a 19 agentes do Parque Nacional Virunga, bem como a muitos civis e membros das Forças Armadas.
O acusado foi entregue pela ICCN a autoridades judiciais competentes com vista a uma instrução mais aprofundada das acusações contra si, concluiu o comunicado .
-0- PANA KON/IS/DIM/DD 12junho2021