Cotonou, Benin (PANA) - O Benin dotou-se de um Conselho Nacional de Orientação e Acompanhamento do Setor agrícola (CNOS), soube a PANA de fonte oficial.
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca, o CNOS, cujos membros foram empossados recentemente, pretende ser um quadro de concertação, diálogo e governação participativa entre todos os atores do setor.
Ele tem por missão acompanhar, orientar e regular as atividades do setor agrícola, bem como velar pela divulgação e difusão os documentos da política do setor.
O Conselho garantirá a execução eficaz e eficiente da política nacional de desenvolvimento do setor agrícola, em relação às estruturas operacionais competentes.
Compete-lhe igualmente analisar os resultados da aplicação da política nacional de desenvolvimento do setor agrícola para propor aos líderes políticos medidas corretivas com vista a uma melhor gestão do setor.
Garantirá igualmente a prevenção e gestão de conflitos entre diferentes categorias de atores que evoluem neste setor pilar da economia beninense.
Face aos desafios climáticos e, sobretudo, demográficos, que implicam mais pessoas para o alimentarem num contexto em que a agricultura constitui o pilar da economia do Benin, o Governo lançou várias reformas com vista a impulsar o setor vital da economia nacional.
-0- PANA IT/JSG/SOC/FK/DD 19junho2022