União Europeia lança missão consultiva civil na RCA
Bruxelas, Bélgica (PANA) - O Conselho Europeu adotou quinta-feira uma decisão de proceder a uma missão consultiva civil da política de defesa e de segurança da União Europeia na República Centro-Africana (EUAM RCA).
A missão foi criada inicialmente, a 9 de dezembro de 2019, pela decisão 2019/2110 do Conselho. Depois da realização da capacidade operacional, a missão estará operacional a partir de 9 de agosto por um período inicial de dois anos, indicou o conselho num comunicado chegado à PANA, em Bruxelas.
"Sob a autoridade do chefe de Missão da UE, Paulo Soares, o objetivo da missão será apoiar a reforma das Forças de Segurança Nacionais, com o objetivo de permitir às autoridades locais atenuar os problemas de segurança atuais a nível de país.
"Os especialistas da UE vão também apoiar o Ministério centro-africano do Interior e as forças de segurança nacional, a Polícia e a Gendarmaria, para contribuir para o seu desdobramento em todo o país”, acrescenta o comunicado.
A missão consultiva vai também coordenar estreitamente com a MINUSCA e as Nações Unidas e a comunidade internacional, bem como com as outras missões da CSDP presentes no país (EUTM RCA).
O Conselho prolongou também o mandato da EUTM RCA por um período de dois anos suplementares, até 19 de setembro de 2022. Esta decisão segue-se à revisão estratégica da missão.
A EUTM RCA é uma missão militar de formação lançada pela União Europeia em 2016 para levar conselhos estratégicos às autoridades políticas e militares da República Centro-Africana, bem como formação e instruções às forças armadas.
-0- PANA AR/MA/BAI/BEH/MAR/IZ 30julho2020.