Túnis, Tunísia (PANA) - A União Africana (UA) impôs "uma sanção de primeiro grau à Tunísia", anunciou quarta-feira o ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros, Othman Jerandi.
A sanção consiste na proibição para a Tunísia de intervir em reuniões da organização pan-africana durante um período de seis meses, por não ter pago suas quotas para o orçamento da instituição para o ano de 2020, afirmou o governante perante a Comissão Parlamentar dos Direitos, Liberdades e Relações Externas do Parlamento tunisino, sobre um projeto de orçamento do seu pelouro para 2021.
Especificou que as contribuições em atraso da Tunísia se estimam em 18 milhões de dinares (6,56 milhões de dólares americanos)
"Não pudemos pagar a contribuição do ano em curso porque o Ministério das Finanças não pagou os fundos adicionais necessários ao Departamento dos Negócios Estrangeiros", explicou aos parlamentares.
Sublinhou que este orçamento é totalmente incompatível com programas elaborados pelo seu setor.
Jerandi acrescentou que este orçamento é inteiramente dedicado a despesas operacionais mas que não permite a execução dos programas previstos, incluindo a conclusão das instalações das missões diplomáticas tunisinas no estrangeiro.
-0- PANA BB/IS/DIM/DD 19novembro2020