Marrocos reafirma compromisso de acompanhar República Centroafricana
Rabat, Marrocos (PANA) - O ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Africana e Marroquinos do Estrangeiro, Nasser Bourita, reafirmou, quinta-feira, em Rabat, o compromisso do seu país de apoiar a República Centroafricana (CAR ) para a sua estabilidade e o seu desenvolvimento futuro.
Bourita fez esta declaração à imprensa no termo de um encontro com o seu homólogo centroafricano, Sylvie Baïpo-Temon, marcado por uma cerimónia de assinatura de três acordos de cooperação entre os dois países.
Marrocos desdobra atualmente 762 soldados de manutenção da paz da Missão de Estabilização das Nações Unidas na RCA (MINUSCA) e preside, a nível das Nações Unidas, a configuração da RCA, desde 2014, sublinhou o chefe da diplomacia marroquina.
“Marrocos presta uma vibrante homenagem ao Presidente da RCA que, graças à sua determinação e coragem, conseguiu alcançar um acordo com grupos armados, que, ao mesmo tempo, garante o sucesso dos próximos prazos eleitorais que serão históricos para o futuro deste país", afirmou Bourita.
Indicou que a ação de Marrocos é uma ação de solidariedade para com o povo centroafricano, no âmbito da cooperação técnica e da formação académica, acrescentando que o seu país sempre esteve do lado do povo centroafricano.
Referindo-se à cooperação académica e sanitária entre os dois países, o diplomata lembrou que, “anualmente são atribuídas 130 bolsas para a formação de Centroafricanos em Marrocos, e ações são realizadas a nível local, nomeadamente para a reabilitação do Hospital de Bangui (capital do país)".
Falando dos três acordos de cooperação assinados entre as ambas partes, Bourita indicou que os mesmos “vêm para reforçar o quadro jurídico das nossas relações.”
Explicou que o objetivo é "trabalhar na aplicação do todos os acordos assinados, primeiro, durante a Comissão Mista, e completados pelos acordos de hoje”.
-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/DD 23outubro2020