UA assina memorando de entendimento para apoio ao setor agrícola em África
Addis Abeba, Etiopia (PANA) - A Comissão da União Africana (CUA) e o Fòrum Regional das Universidades para o Reforço das Capacidades na Agricultura assinaram esta segunda-feira um memorando de entendimento sobre o apoio à implementação do Programa Integrado para o Desenvolvimento da Agricultura em África (CAADP), soube a PANA de fonte oficial.
Esta parceria visa enriquecer o processo consultivo em curso destinado a desenvolver a próxima agenda agricola de 10 anos para o continente, segundo a comissária da União Africana para a Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável, Josefa Correia Sacko, que assinou o documento.
“Por isso, encaremos esta ocasião como uma celebração do compromisso duradouro com a parceria entre as nossas instituições através da renovação do memorando para apoiarmos a implementação do Programa Integrado para o Desenvolvimento da Agricultura em África”, frisou a diplomata angolana.
Ladeada dos cossignatários do mesmo mesmo acordo, designadamente Patrick Okori, secretário executivo, do Fórum Regional das Universidades para a Capacitação na Agricultura (RUFORUM, sigla em inglês) e Nahdy Silim Mohammed, secretário executivo, do Fórum Africano de Serviços de Aconselhamento Agrícola (AFAAS, sigla em inglês), Josefa Sacko reiterou o momento oportuno de tirar ilações da década de implementação da Declaração de Malabo de 2014 sobre o crescimento agrícola acelerado.
Também mencionou a transformação para a prosperidade partilhada e a melhoria dos meios de subsistência para o desenvolvimento da Declaração de Kampala de 2025.
No seu entender, os dois parceiros estão alinhandos plenamente com os planos de ação conjunta para a operacionalização dos respectivos memorandos, a fim de promoverem a coerência, a complementaridade e a cooperação de uma forma orientada para a ação e resultados.
A comissária frisou que “nunca é demais sublinhar a importância da inclusão, da sinergia e das ações multissetoriais.”
Deste modo mostrou-se confiante de que só com um compromisso renovado para impulsionar a ação coletiva, os esforços coordenados, a colaboração reforçada, que se pode alcançar e concretizar os objectivos comuns e as aspirações partilhadas da Agenda 2063 que é “África que queremos.”
A visão 2030 do RUFORUM é orientado para universidades transformadoras, a fim de catalisar o desenvolvimento agrícola sustentável e inclusivo, e alimentar e criar prosperidade para África.
Na mesma ocasião foi assinado um outro memorando com o Fórum Africano de Serviços de Aconselhamento Agrícola que vai promover serviços de extensão e aconselhamento agrícola.
O objetivo é contribuir de forma eficaz e eficiente para a produtividade sustentada, rentabilidade e o crescimento inclusivo da agricultura para a segurança alimentar, nutricional e de rendimentos, bem como para a criação de emprego e riqueza em África.
-0- PANA JF/DD 8julho2024