Rwandeses elegem presidente da República e deputados
Kigali, Rwanda (PANA) - Os rwandeses elegem, esta segunda-feira, um Presidente da República e deputados, para os próximos cinco anos, soube a PANA de fonte oficial.
Os escrutínio começou às sete horas locais (cinco horas TMG) e termina às 15 horas locais (13 horas TMG), tendo os da diáspora exercido este direito domingo último, segundo a mesma fonte.
De acordo com a Comissão Eleitoral Nacional (NEC, sigla em inglês), mais de 9.000.000 de rwandeses inscreveram-se para exercerem o seu direito de votar nestas eleições gerais.
Deste universo, apenas 2.000.000 votam pela primeira vez.
Na corrida presidencial estão o Presidente cessante, Paul Kagame, da Frente Popular do Rwanda (FPR-Inkontanyi), que busca um quarto mandato, Frank Habineza, do Partido Democrático Verde do Rwanda, e Philippe Mpayimana, candidato independente.
No tocante às legislativas, concorrem 589 candidatos ao cargo de deputados, que representam partidos políticos, outros representantes de grupos especiais (jovens, mulheres e portadores de deficiências), bem como um candidato independente.
Estão em jogo 80 assentos parlamentares, e há mais de 2.600 postos de voto, dos quais pelo menos 160 fora do país, segundo a NEC.
Mais de 1.100 observadores foram acreditados para o evento, dos quais 776 do Rwanda e 334 de países e organizações estrangeiros, nomeadamente a União Africana (UA), a União Europeia (UE) e a Comunidade da África Oriental (EAC, sigla em inglês).
Também estão lá presentes a Commonwealth, a Organização Internacional da Francofonia (OIF), a Conferênce Internationale sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).
Segundo o presidente da NEC, Oda Gasinzigwa, cerca de 60 a 70 por cento dos resultados das presidenciais serão anunciados na noite desta segunda-feira para terça.
Os resultados parciais para os membros do Parlamento serão publicados terça-feira após o encerramento, no mesmo dia, da votação para representantes dos grupos especiais.
A contagem dos votos prossegue até 20 de julho corrente, data em que a NEC anunciará os resultados provisórios das presidenciais e das legislativas, devendo os resultados definitivos ser publicados sete dias mais tarde, segundo a mesma fonte.
-0- PANA AR/MA/NFB/JSG/DD 15julho2024