Túnis, Tunísia (PANA) - O primeiro satélite tunisino, Challege One, obteve a sua autorização da União Internacional das Telecomunicações (ITU), agência das Nações Unidas especializada na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), soube a PANA de fonte oficial.
De acordo com um comunicado de imprensa divulgado por Mohamed Frikha, fundador do Telnet, empresa promotora do projeto, o Challenge One obteve a autorização depois de ter preenchido finalmente condições técnicas e legais para o efeito.
O lançamento do Challege One foi dado a conhecer a todos os países de todo o mundo através do website oficial da Telnet, um passo necessário para projetos desta natureza, disse a mesma fonte.
O primeiro satélite 100 por cento tunisino será lançado a 20 de março de 2021 por uma empresa russa responsável pela operação, assinala-se.
A UIT é uma agência de desenvolvimento das Nações Unidas especializada em tecnologias de informação e comunicação, sediada em Genebra, na Suíça.
Com 193 Estados membros e 700 membros e associados do setor, a agência é a única estrutura que emite autorizações para este tipo de empreendimentos.
-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/DD 02fevereiro2021