Agência Panafricana de Notícias

Presidente rwandês preconiza construção de infraestrutras inclusivas em África

Dakar, Senegal (PANA) – O Presidente do Rwanda, Paul Kagame, apelou quinta-feira à construção de infraestruturas inclusivas e sustentáveis ​​em África para “reforçar o comércio regional e ser mais resilientes a possíveis choques externos”.

Construir infra-estruturas sustentáveis ​​e inclusivas em África não só ajudará a reduzir os custos, mas também ajudará os países a poupar dinheiro, impulsionar o comércio regional e ser mais resilientes a possíveis choques externos, afirmou o chefe do Estado rwandês, na abertura da Cimeira de Dakar sobre o financiamento das infra-estruturas em África.

Segundo ele, precisamos de “financiamento combinado em nome de parcerias com o setor privado para tornar nossos projetos de infraestrutura ainda mais inclusivos e projetos sustentáveis ​​e financiáveis”.

“As Infraestruturas significam criar prosperidade e oportunidades para nosso povo”, disse-se, observando que “a construção de infraestrutura em África exige que trabalhemos em conjunto com os Governos e com o setor privado”.

Para o Presidente do Rwanda, aliás, Presidente do Comité de Orientação dos Chefes de Estado e de Governo da NEPAD, a opção por infra-estruturas sustentáveis ​​e inclusivas ajudará a operacionalizar todo o potencial da Zona de Comércio Livre do Continente Africano (ZLECA).

“Faz parte de nossa visão ampla, conforme delineada na Agenda 2063, construir infraestrutura para todos”, acrescentou.

A Cimeira de Dakar, a segunda depois da de 2014, é “uma dinâmica que nos permitirá progredir rapidamente e alcançar os nossos objetivos comuns, sem os quais não podemos estar satisfeitos com os nossos esforços”.

Paul Kagame observou que certamente houve “progressos consideráveis, mas o continente africano ainda está atrasado na construção de infraestrutura com falhas que permanecem consistentes”.

Para “preencher este vazio”, apelou a uma “mobilização muito significativa de recursos” conforme estipulado pela Agência de Desenvolvimento da União Africana (AUDA-NEPAD), que em 2017 lançou uma iniciativa para aumentar o investimento institucional nas infraestruturas de África a uma taxa de 5 %.

Os parceiros de desenvolvimento bem como representantes do sector privado nacional e internacional são também convidados para esta Cimeira subordinada ao tema "Manter o ímpeto rumo a infra-estruturas de classe mundial em África", que termina sexta-feira.

A Cimeira pretende reunir as principais partes interessadas, governos africanos, sector privado, instituições financeiras de desenvolvimento, investidores institucionais e parceiros de desenvolvimento, em particular – em torno do Plano de Acção Prioritário 2 do Programa para o Desenvolvimento de Infra-estruturas em África.

-0- PANA-APS ADL/OID/ADC/JSG/SOC/MAR 3fev2023