FIDA favorece aumento de produção alimentar na Gâmbia, diz seu vice-presidente
Banjul, Gâmbia (PANA) - Projetos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) na Gâmbia contribuirão para aumentar a produção alimentar e garantir a segurança alimentar nacional a longo prazo, declarou o vice-presidente da instituição, Donald Brown.
De acordo com um comunicado do FIDA transmitido à PANA segunda-feira, Brown falava assim durante uma audiência que lhe concedeu o Presidente gambiano, Adama Barrow, no Palácio Presidencial.
O encontro marcou o termo duma sua tournée périplo pelo país, onde se reuniu também com parceiros do setor agrícola, segundo a nota.
Declarou que o impacto da guerra na Ucrânia sobre a segurança alimentar mundial leva países a apostarem na produção de uma quantidade suficiente de alimentos para satisfazer as necessidades das suas populações.
Falando nessa ocasião, o ministro gambiano da Agricultura, Demba Sabally, sublinhou a importância da disponibilidade alimentar e da sua ligação à segurança nacional.
Ele disse que algumas questões discutidas com o FIDA concernem à revitalização da produção de arroz em Jahally-Pacharr, bem como a disponibilidade dos fertilizantes para agricultores.
Informou que a maioria dos agricultores de Jahally-Pacharr são pequenos produtores de arroz.
Sublinhou que a Gâmbia precisa de uma política de utilização de terras agrícolas mais dinâmica para garantir a autossuficiência alimentar.
Acrescentou que investidores privados na indústria agrícola poderão completar os processos que visam reforçar a segurança alimentar no país.
-0- PANA MSS/MA/NFB/JSG/SOC/FK/DD 20junho2022