CIO parece determinado a cumprir agenda das olímpiadas de Tóquio
Dakar, Senegal (PANA) – O Comité Internacional Olímpico (CIO) parece determinado a cumprir o calendário dos Jogos Olímpicos de Tóquio (Japão), soube a PANA de fonte desportiva em Dakar.
O CIO parece não se importar com várias vozes autorizadas que se erguem cada vez mais no mundo para pedir, na melhor das hipóteses, o adiamento, ou, na pior das hipóteses, a anulação dos Jogos Olímpicos de Tóquio, devido à pandemia do coronavírus.
O CIO deu-se quatro semanas para decidir sobre a manutenção ou não destas olimpíadas, previstos para 24 de julho a 9 de agosto próximos.
No entanto, a instância dirigida pelo Alemão Thomas Bach, deixou, pela primeira vez, vislumbrar a possibilidade dum adiamento da maior competição desportiva mundial, tendo afirmado que uma anulação “não está na agenda.”
Segundo Bach, uma anulação equivaleria a destruir "o sonho olímpico de 11 mil desportistas dos 210 Comités Nacionais Olímpicos, da equipa dos refugiados e desportistas.”
O desafio foi portanto lançado aos Comités Nacionais Olímpicos (CNO) para encontrarem a melhor fórmula possível, enquanto o Covid-19 (coronavírus) continua a fazer danos no mundo, indicou.
Atendendo a opiniões emitidas aqui e acolá, prosseguiu, a tendência seria para um adiamento por alguns meses ou por um ano destes Jogos Olímpicos.
Quase em toda parte do mundo, competições desportivas estão suspensas e isso não parece acabar agora, anunciou.
Quarenta e três por cento de lugares qualificativos para estas competições quadrienais do desporto planetário estão por prover, concluiu.
-0- PANA BKN/JSG/SOC/FK/DD 23março2020