Autoridade reguladora saúda profisionalismo de imprensa na crise do Mali
Bamako, Mali (PANA) - A Alta Autoridade da Comunicação (HAC), orgao regulador dos média no Mali, elogiou o "profissionalismo" da impressa audiovisual e escrita na cobertura da crise sociopolítica, no Mali, exortando-os a perseverar nesta direção.
Num comunicado à imprensa enviado à PANA sexta-feira, em Bamako, o presidente da instituição, Fodié Touré, parabeniza a imprensa pelo ""sentido de responsabilidade e profissionalismo demostrado".
“O nosso país vive uma crise sócio-política sem precedentes há vários meses. A cobertura mediática de eventos na imprensa esteve até agora em linha com a ética, a deontologia e os textos que regem a área da comunicação, no Mali ”, sublinhou.
Num esforço para acalmar o clima social e promover a coesão social, a HAC apelou aos meios de comunicação para dar prioridade às mensagens que apelam à calma, contenção, unidade nacional e coesão social.
A entidade reguladora, que preside à plataforma dos reguladores audiovisuais dos países membros da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA), diz-se convencida de que a imprensa maliana, respeitadora das regras que a regem, estará mais uma vez à altura da história do Mali.
Recomendou "banir todos os discursos e mensagens que incitem ao ódio e à violência".
Graças ao estabelecimento por mais de um ano de um centro de monitoramento, a Alta Autoridade de Comunicação, no Mali, conseguiu acompanhar e analisar a cobertura pela imprensa maliana das eleições legislativas (março-abril de 2020) e aspetos relacionados à pandemia do coronavírus, no país,.
-0- PANA GT/JSG/MAR/IZ 28agosto2020