Arranque da sessão plenária do Parlamento líbio em Benghazi
Trípoli, Líbia (PANA) - Os trabalhos da sessão plenária da Câmara dos Representantes da Líbia (Parlamento) arrancaram esta quinta-feira, na cidade de Benghazi (leste), consagrada, entre outros assuntos da ordem do dia, à eleição de um segundo Vice-Presidente do Parlamento e a confirmação de um novo Presidente do Supremo Tribunal.
A sessão é dirigida pelo presidente da Câmara dos representantes, Aguila Saleh, na presença do primeiro vice-presidente, Fawzi al-Nouwari, indicou, o porta-voz do Parlamento, Abdallah Blihak, que garantiu que a sessão será realizada à porta-fechada.
Mas alguns tempos depois, o Blihak anunciou o início da retransmissão ao vivo da sessão da Câmara dos representantes através do canal parlamentar "Libya Future TV".
Após alguns minutos de transmissão em direto da sessão na televisão, o presidente do Parlamento, Aguila Saleh, pediu a interrupção da difusão dos debates da sessão, sem precisar os motivos.
Os membros do Conselho vão eleger na sessão desta quinta-feira o segundo vice-presidente da Câmara dos representantes.
A sessão também discutirá os dossiês pendentes da sessão que deveria ter sido realizada na sessão anterior, ou seja, o dossiê do poder judicial e a nomeação do presidente do Supremo Tribunal.
Os resultados da visita do presidente do Parlamento, Aguila Saleh, à Turquia, ao Qatar e ao Egipto, e a visão política na próxima fase, bem como as atividades do Governo designado pelo Parlamento do primeiro-ministro, Fathi Bachagha, vão figurar entre os pontos da agenda desta sessão.
Nota-se que a sessão plenária da Câmara dos representantes da 5 de setembro passado foi cancelada devido ao fato de o porta-voz do Parlamento por outro lado, a Comissão dos Assuntos Externos, da Segurança e da Política de Defesa do Parlamento considerou como impedimento de alguns deputados que não podiam deixar o aeroporto de Maitigua, em Trípoli para se deslocar a Benghazi com vista a assistir à sessão.
-0- PANA BY/JSG/DIM/MAR 16setembro 2022