Túnis, Tunísia (PANA) – O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) suspendeu a sua parceria com o Crescente Vermelho tunisino na sequência de várias falhas notadas na execução, por esta última, dum projeto de proteção de refugiados e de requerentes de asilo, soube a PANA de fonte onusina no local.
A decisão do ACNUR aconteceu depois de 30 anos de colaboração com o seu parceiro por causa destas falhas que afetaram refugiados e requerentes de asilo, presentes na província de Medenine, no sudeste da Tunísia.
Estas falhas causaram problemas, em termos de segurança, à sociedade civil e às populações desta zona, precisou a mesma fonte.
O Crescente Vermelho tunisino foi informado oficialmente por escrito pelo ACNUR, acrescentou a fonte.
Os refugiados vivem em condições muito difíceis nos centros de acolhimento no sul da Tunísia, província muito pobre, em matéria de meios de subsistência, para satisfazer as necessidades humanitárias e sanitárias.
Há uma ausência quase total das autoridades do Estado, mas nota-se alguns esforços envidados por organizações locais para suprirem esta lacuna da lei.
-0- PANA YY/IN/BEH/SOC/FK/DD 2julho2019