Três meninas violadas no noroeste do Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Três meninas, cujas compreendidas entre os três e os oito anos, foram violadas, quarta-feira, na região de Boucle du Mouhoun, no noroeste do Burkina Faso, informou o Ministério das Mulheres.
Uma delas de três anos de idade infelizmente morreu, logo depois, indica um comunicado desta instituição.
"Foi-nos também relatada a situação de uma rapariga de 17 anos de idade, deslocada interna, gravemente ferida à catanada pelo namorado", acrescentou o Ministério no mesmo documento,
Salientou que todos os casos foram "automaticamente" tratados com o apoio das Organização Não Governamental (ONG) "Terre des Hommes Lausanne" (Terra dos Homens) e do Conselho Dinamarquês para os Refugiados.
Todos os casos foram levados diante de tribunais, de acordo com a mesma fonte.
"Tais atos desprezíveis não são toleráveis. Eles constituem uma grave violência baseada no género, na medida em que violam a integridade física, moral e sexual das mulheres", indignou-se a ministra das Mulheres, Laurence Ilboudo.
Acrescentou que o seu departamento condena estas violações e reafirmou a sua "determinação a proteger os direitos de todas as mulheres e das raparigas no nosso país."
A governante lembrou que a luta contra a violência feita às mulheres e raparigas continua a ser uma prioridade do Governo, claramente afirmada nos compromissos que assumiu, bem como nos programas de ação implementados.
"É imperativo, para nós, enquanto atores multissetoriais, estarmos mais vigilantes face a este flagelo e reforçarmos as ações de sensibilização e cuidados às vítimas", disse.
Apelou, em particular, ao envolvimento de toda a comunidade para uma melhor proteção das meninas e das mulheres.
-0- PANA TNDD/IS/DIM/DD 08julho2020