Túnis, Tunísia (PANA) - O Presidente tunisino, Kais Saied, prorrogou a suspensão do Parlamento até que novas eleições parlamentares sejam realizadas, a 17 de dezembro de 2022, soube a PANA de fonte oficial.
Esta medida faz parte de uma série de decisões anunciadas na noite de segunda-feira pelo chefe do Estado tunisino numa mensagem à nação.
Kaïs Saïed anunciou ainda a organização, a partir de 1 de janeiro próximo, de uma série de "consultas" populares relacionadas, em particular, com emndas constitucionais e eleitorais.
“O Parlamento ficará suspenso até à organização de novas eleições”, anunciou Kaïs Saïed, sancionando assim a dissolução da atual Câmara cujos assentos são majoritariamente detidos pelo partido pró-islâmico Ennahdha por si chumbado quando se atribuiu plenos poderes a 25 de julho último.
"Novas eleições legislativas ocorrerão a 17 de dezembro de 2022 com base numa nova lei eleitoral. As reformas constitucionais serão submetidas ao referendo a 25 de julho de 2022, data do aniversário da proclamação da República”, disse.
Alertou que todos aqueles que tenham cometido crimes em nome do Estado serão julgados, apelando à justiça para fazer o seu trabalho com toda neutralidade.
-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/DD 14dez2021