Presidente cabo-verdiano em São Tomé e Príncipe
Praia, Cabo Verde (PANA) – O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves encontra-se desde terça-feira última em São TOmé para uma visita de uma semana a São Tomé e Príncipe, soube a PANA de fonte oficial.
Durante a sua estada José Maria Neves participará nas celebrações do 49.º aniversário da Independência daquele país e manter encontroe com comunidades de emigrantes cabo-verdianos que lá residem, segundo a mesma fonte.
No seu primeiro encontro, ainda no início da visita (terça-feira), o Presidente de Cabo Verde e o seu homólogo são-tomense, Carlos Vila Nova, destacaram os laços históricos e de amizade entre os dois povos, projetando o reforço da cooperação entre os dois países, que, ambos, vão assinalar 50 anos de independência em 2025.
O chefe do Estado são-tomense considerou, nessa ocasião, que a visita do seu homólogo cabo-verdiano ao arquipélago constitui “um marco muito importante”.
Por sua vez, José Maria Neves disse sentir-se “em casa” destacando “os laços históricos que unem os dois países, os laços de consanguinidade.”
Sublinhou que, em São Tomé e Príncipe, está "uma das mais importantes comunidades cabo-verdianas espalhadas pelo mundo.”
“Esta visita é um dever de gratidão pela forma como receberam e pela forma como os cabo-verdianos foram também integrados. Sabemos que os desafios, em relação à comunidade cabo-verdiana aqui em São Tomé, são enormes. Mas têm a ver com constrangimentos e desafios da própria sociedade de São Tomé”, disse José Maria Neves.
Sexta-feira próxima (12 de junlho corrente), ele e o seu homólogo santomense vão estar na ilha do Príncipe, num ato central das comemorações do 49.º aniversário da Independência de São Tomé e Príncipe.
No local, visitará uma comunidade cabo-verdiana em “Terra Prometida”, Porto Real e Nova Estrela.
Consta ainda da sua agenda, um encontro alargado com a comunidade em Príncipe, na cidade de Santo António.
Segunda-feira próxima, José Maria Neves vai proferir uma aula magna sob o título “A Economia Azul e o Crescimento Inclusivo dos Pequenos Estados Insulares”, na Universidade de São Tomé e Príncipe.
Reunir-se-á ainda, desta feita, com quadros formados no âmbito dum programa de bolseiros da diáspora e com cabo-verdianos que trabalham em São Tomé.
Segundo o seu programa, o estadista cabo-verdiano vai proceder, igualmente, à entrega de um donativo, essencialmente medicamentos, ao Ministério são-tomense da Saúde, arrecadados no quadro de uma campanha de solidariedade, designada "Presidência Solidária", desencadeada pela Presidência da República de Cabo Verde no quadro desta missão.
Está previsto, no mesmo contexto, um encontro com o primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada.
Também será recebido numa sessão especial da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, onde irá intervir.
Visitará depois algumas empresas do setor económico com forte dinâmica naquele país, como a transformação do cacau, bem como estruturas culturais.
Acompanharam José Maria Neves em São Tomé e Príncipe o ministro das Comunidades, Jorge Santos, e deputados pelo círculo de África, Orlando Dia, do Movimento para a Democracia (MpD, partido no poder) e Mário Teixeira, do Partido para a Independência de Cabo Verde (PAICV, principal partido da oposição).
-0– PANA CS/DD 10julho2024