Trípoli, Líbia (PANA - A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) saudou a nomeação de cinco juízas para trabalhar em dois novos tribunais especializados, em Benghazi e Tripoli, encarregados de ouvir casos de violência contra as mulheres e as crianças.
A criação destes dois tribunais, juntamente com a nomeação das cinco juízas, a 11 de outubro, representa um passo importante na promoção dos direitos das mulheres e das crianças, na Líbia, declarou a Missão num comunicado divulgado terça-feira.
“Com tribunais especializados, a resposta da justiça criminal aos casos de violência contra as mulheres e crianças melhorará dramaticamente”, indicou o comunicado.
"A MANUL, em parceria com o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos e Mulheres, comprometeu-se a instaurarr um programa de formação especializada para todos os juízes recém-nomeados nos tribunais recém-estabelecidos e congratula-se com trabalhar em estreita colaboração com o Conselho Judicial Supremo da Líbia para instaurar este programa”, acrescentou.
-0- PANA AR/BAI/BAI/IS/MAR/IZ 13out2020