ONU exorta mulheres promoverem igualdade na Gâmbia
Banjul, AGâmbia (PANA) – A coordenadora residente das Nações Unidas, na Gâmbia, apelou para que as mulheres pressionem pela igualdade de gênero a fim de tornar este objetivo uma realidade durante esta década
Seraphine Wakana discursou no domingo em Banjul, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, que este ano teve como lema "Eu sou da Geração Igualdade: levatem-se para defender os dreitos da mulher".
"Apelo a todas as mulheres, por ocasião deste Dia da Mulher, para que se juntem à Geração Igualdade e tomem medidas a nível profissional ou pessoal para fazer avançar a luta pela igualdade de género", disse.
De acordo com ela, a Gâmbia implementou vários processos e programas para promover os direitos das mulheres e a igualdade de género.
A inscrição das meninas no ensino pré-primário e primário aumentou, e os programas de nutrição melhoraram o desempenho das raparigas na escola, enquanto as mutilações genitais femininas diminuiram a nível da geração mais jovem (0-14 anos de idade).
Para Wakana, 2020 marca o início de uma intensificação dos esforços para a igualdade de género no país e o início de uma década de ação para parcerias aceleradas com o Governo, com a sociedade civil e com os indivíduos para garantir que as vozes das mulheres não sejam apenas ouvidas, mas também amplificadas na tomada de decisões.
"Chamamos este ano de 'Geração Igualdade' porque mobilizamos para defender os direitos das mulheres junto aos líderes da sociedade civil e outros atores e para celebrar os 25 anos da implementação da Plataforma de Beijing.
Ela Também defendeu esforços concertados para envolver as mulheres, para que elas possam denunciar qualquer discriminação e estigmatização que enfrentem.
-0- PANA MSS/MA/NFB/JSG/DIM/IZ 10março 2020