Túnis, Tunísia (PANA) - O número de desempregados na Tunísia aumentou em 45 por cento entre 2007 e 2019, afirmaram sexta-feira última em Túnis peritos na matéria.
Os peritos fizeram esta revelação durante um ateliê organizado sexta-feira em Túnis pela Coligação Tunisina para o Crescimento Económico e o Emprego, em colaboração com a Agência Alemã para a Cooperação Internacional e a Câmara Tunisino-Alemã para Indústria e o Comércio, no âmbito do projeto "O diálogo social e emprego".
O desemprego afeta principalmente 78 por cento das pessoas com menos de 35 anos de idade, em relação ao número total de desempregados.
Homens sem graus superiores representam 47 por cento dos desempregados registados em 2019, enquanto mulheres desempregadas com graus superiores estimam-se em 29 por cento, deram a conhecer os peritos.
Sessenta e um por cento dos diplomados do ensino superior desempregados registados no ano transato formaram-se nos últimos três anos, dos quais 44 por cento são mulheres, indicaram ainda os participantes no ateliê.
O mercado tunisino sofre de um desequilíbrio entre a oferta e a procura e é marcado por atividades de baixo valor acrescentado baseadas numa mão-de-obra não qualificada.
-0- PANA YY/IN/DIM/DD 22fev2020