Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Níger pode acolher a força francesa Barkhane, anunciou sexta-feira o Presidente nigerino, Mohamed Bazoum.
"Takuba constitui também uma força integrada no Exército maliano, devendo brevemente ser integrada no Exército do Níger. Nós obteremos um acordo com os Governos europeus que poderem intervir”, escreveu Bazoum numa série de mensagens publicadas sexta-feira na sua conta Twitter.
Anunciou que as novas bases não estarão potanto longe de Menaka e Gao (norte do Mali) e que acolherão sobretudo Takuba, pois, frisou, "isso tem grandes vantagens para nós."
São forças especiais com capacidades correspondentes à ameaça imposta por organizações terroristas, regozijou-se.
"O nosso objetivo é que a segurança da nossa fronteira com o Mali seja garantida. Nós receamos que, após a retirada de Barkhane e Takuba, esta zona seja ainda mais infestada e que os grupos terroristas se reforcem. Porém, nós sabemos que eles têm vocação de alargar o seu domínio que já está na tormenta”, prosseguiu.
Sublinhou que as coisas se vão esclarecer a partir de junho próximo e que os protocolos serão afinados.
"À luz dos desenvolvimentos recentes no Benin, é claro que estes países têm necessidades. É previsível queum certo número destas forças estejam dispostas nestas zonas face a estas novas ameaças, bem como no Níger”, explicou o líder nigerino.
-0- PANA TNDD/IS/FK/DD 18fev2022