Bamako, Mali (PANA) – As viúvas de militares e paramilitares falecidos em conflito armado, no Mali, vão passar a ter um centro multifuncional cujas obras de construção foram lançadas esta semana, em Kati, a 15 quilómetros da capital maliana, Bamako, soube a PANA quinta-feira de fonte oficial.
Em abril de 2018, a esposa do Presidente maliano, Kéita Aminata, doou 80 milhões de francos CFA (135 mil 447 dólares americanos) às viúvas em causa, para a construção de um centro multifuncional e o financiamento de atividades geradoras de receitas.
O objetivo do donativo é permitir a essas mulheres fazer atividades geradoras de receitas no quadro da sua autonomização económica.
Do montante doado, metade vai para a construção do centro multifuncional de Kati, localidade que alberga o maior campo militar do Mali.
A outra metade será investida em atividades geradoras de receitas para a mulheres visadas, precisou a diretora do Serviço Social das Forças Armadas, coronel Samaké Mariétou Dembélé, durante o lançamento das obras de construção.
Ela lembrou que a construção deste centro multifuncional é muito esperada pelas beneficiárias, porque vai permitir-lhes, a elas e também aos órfãos, aprender ofícios como o corte e costura e a cabelaria, entre outros, para satisfazer as suas necessidades.
-0- PANA GT/TBM/FK/IZ 22ago2019