Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O grupo France Médias Monde, proprietário da Radio France Internationale (RFI) e da televisão France 24, disse ter sido informado quinta-feira sobre uma resolução do Governo maliano de suspender a difusão dos dois órgãos de informação no país, soube a PANA de fonte oficial.
"O grupo deplora esta decisão e protesta vivamente contra acusações infundadas que põem gravemente em causa o profissionalismo das suas antenas”, lê-se num comunicado.
France Médias Monde utilizará todas as vias de recursos para que tal decsisão não seja aplicada e lembra a sua dedicação infalível à liberdade de informar bem como ao trabalho profissional dos seus jornalistas, indica o documento.
O Governo da Transição no Mali rejeitou, nesta quinta-feira, alegações sobre "abusos perpetrados pelo seu Exército contra civis", e afirmou ter ativado um processo para suspender a RFI e a France 24 no país.
O Governo maliano afirma que "maquinações da RFI e France 24 assemelham-se, num passado recente, às práticas e ao papel tristemente célebres da rádio Mile Collines (Rwanda) num acontecimento trágico ocorrido em África.”
O Governo aludia ao genocídio rwandês que fez mais de 800.000 mortos segundo as Nações contra mais de 1.000.000 mortos avançados pelo Governo rwandês.
-0- PANA TNDD/JSG/SOC/FK/DD 17março2022