Força conjunta do G5 Sahel repele terroristas entre Burkina Faso e Níger
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Unidades nigerinas e burkinabes da Força Conjunta do G5 Sahel (FC-G5S), em coordenação com os parceiros, repeliram, na noite de 05 de janeiro de 2021, terroristas das aldeias de Kolman e Takabougou, no Níger e no Burkina Faso, anunciou a mesma força, num comunicado.
Elementos ds unidades nigerinas receberam informações de que elementos dos Grupos Armados Terroristas (GAT) entraram na aldeia de Kolman, mas, alertado, o Posto de Comando Conjunto (PCC) coordenou logo uma intervenção aérea com parceiros da FC-G5S, segundo a mesma fonte.
Um primeiro avião de controlo e reconhecimento norte-americano sobrevoou a zona antes de a ele se juntarem dois outros aviões de caça franceses.
Ao mesmo tempo, as unidades nigerinas da FC-G5S, que iam à mesma aldeia, constataram, à sua chegada, que terroristas já tinham fugido, depois de terem roubado o gado mas sem terem cometido ofensas corporais contra a população, lê-se na nota.
Enquanto as unidades nigerinas da FC-G5S tranquilizavam a população de Kolman, um caçador francês assinalava disparos lançados a 40 quilómetros a oeste, na zona fronteiriça do Burkina Faso.
Com base em informações, as unidades burkinabes estavam a intervir na aldeia de Takaboudou quando terroristas tentavam roubar o gado.
A chegada destas unidades burkinabes afugentou os meliantes que partiram sem cometerem crimes.
De acordo com a mesma fonte, estes acontecimentos demonstram a forte capacidade de coordenação no seio da FC-G5S, que se confirmou durante a operação denominada “Confiança Duradoura” levada a cabo conjuntamente em dezembro último pelas unidades nigerinas e burkinabes ao longo da fronteira comum.
-0- PANA TNDD/IS/FK/DD 13jan2021