Brazzaville, Congo (PANA) – Os Estados Unidos mobilizaram um fundo de emergência para socorrer as populações na miséria no norte do Congo, vítimas de inundações, revelou terça-feira o embaixador americano, em Brazzavile, Todd Haskell.
Falando no termo de um encontro com o primeiro-ministro congolês, Clément Mouamba, o diplomata americano explicou que o fundo de emergência vai permitir ao Governo congolês oferecer aos visados a água potável, latrinas comunitárias, bombas de água e dispositivos de lavagem das mãos.
Permitirá ainda distribuir kits de higiene e saneamento, incluindo produtos para o tratamento de águas.
Os Estados Unidos vão ser apoiados na operacionalização desta ajuda humanitária nas zonas sinistradas na parte setentrional do Congo pelas organizações parceiras da Embaixada.
Estas últimas estarão encarregadas de lançar atividades de sensibilização para a observação de boas práticas de higiene pelas populações vítimas de inundações.
A ajuda dos Estados Unidos seguiu-se a um apelo lançado pelo Governo congolês, para apoiar as populações que vivem em zonas aquáticas, mas o diplomata norte-americano não revelou a soma desta ajuda de emergência.
Todd Haskell engajou-se para socorrer os deslocados do departamento de Pool que fugiram os distúrbios sociopolíticos, nos últimos anos, e também na facilitação do seu regresso às comunidades.
-0- PANA MB/IS/FK/IZ 28nov2019