Cabo Verde conclui transição para Televisão Digital Terrestre
Praia, Cabo Verde (PANA) - O processo de transição do analógico para a Televisão Digital Terrestre (TDT), em Cabo Verde, estará concluído, a 25 de maio, com o desligamento do antigo sistema da ilha de Santo Antão.
Segundo o presidente do Conselho de Administração da Cabo Verde Broadcast (CVB), empresa responsável pela instalação e gestão da TDT, este procedimento está a acontecer a nível mundial e Cabo Verde não podia ficar de fora.
“Iniciamos este processo, no ano passado, em Santiago, mas só ficou concluído na última sexta-feira, junto com a ilha do Maio. São Vicente, Sal e São Nicolau serão desligados, na terça-feira, e Boa Vista, Fogo e Brava, no dia 30. Vamos concluir este processo na ilha de Santo Antão”, detalha Luís Ramos.
Com a entrada de Cabo Verde, em definitivo, na era digital, significa que. a partir do dia 25 do próximo mês, todos os canais analógicos que os Cabo-verdianos costumavam ver na televisão deixarão de existir.
“As emissoras estão obsoletas e já não existem. Neste momento todos os países estão a emigrar para o digital”, disse o PCA da CVB, recordando que “esta transição é também consequência de um acordo assinado, em 2006, por todos os países-membros da União Internacional das Comunicações.”
Luís Ramos tranquiliza, no entanto, que ninguém vai ficar sem ver televisão, uma vez que, na prática, o que acontece é que as televisões passam a estar na plataforma TDT.
“As televisões modernas vendidas, em Cabo Verde, nos últimos três a quatro anos, já estão preparadas. Para as pessoas que tiverem aparelhos antigos ou que ainda não estão preparados, basta acoplar uma box à venda nos balcões dos Correios e em algumas casas comerciais.
”Quem tiver condições, pode optar por substituir os aparelhos mais antigos. Neste caso, não precisam de uma box”, precisou.
Até agora, refere, o processo tem vindo a decorrer de forma tranquila. “O switch off aconteceu, no ano passado, em alguns municípios de Santiago sem qualquer sobressalto.
Luís Ramos esclareceu que o sistema TDT disponibiliza mais canais de maior qualidade, lembrando que, no analógico, algumas pessoas viam apenas um único canal e às vezes com dificuldade.
“Neste momento, temos oito a nove canais e com qualidade. E a plataforma TDT tem disponibilidade para mais canais, assegurou o PCA da CVB.
Realçou que as pessoas vão conseguir, a partir de agora, acompanhar no mesmo aparelho a programação dos vários canais.
“Há uma grelha de programação disponível que permite às pessoas saberem o que vai passar em um determinado canal e em qual horário. Podem assim organizar a sua agenda, em função do seu interesse”, acrescentou.
-0- PANA CS/IZ 26abril2021