Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Parlamento do Burkina Faso adotou, terça-feira, o tratado relativo à criação da Agência Africana do Medicamento (AMA), soube a PANA nesta quarta-feira de fonte oficial em Ouagadougou.
Segundo uma nota do Parlamento, os deputados adotaram por unanimidade, com 60 votos o projeto de lei relativo à autorização de ratificação da criação da AMA.
"A ratificação deste tratado pelo nosso país vai oferecer a ocasião duma mutualização das perícias e dum reforço das capacidades do pessoal da Agência Nacional de Regulação Farmacêutica do Burkina Faso, para uma utilização ótima dos recursos disponíveis mas limitados”, sublinhou o Parlamento.
Para a ministra burkinabe da Saúde, Claudine Lougué, esta agência, enquanto Federação das Agências Nacionais de Regulação Farmacêutica dos diferentes países membros da União Africana, vai dar-lhes mais peso, não só em termos de assistência técnica mas também e sobretudo, de partilha de experiências e de boas práticas.
A 11 de fevereiro de 2019, a União Africana decidiu, em Addis Abeba, na Etiópia, a criação da Agência Africana de Medicamento (AMA), refere-se.
-0- PANA TNDD/JSG/MAR/DD 15abril2020