Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Burkina Faso lançou um número gratuito terça-feira, para denunciar casos de violência baseada no gênero (VBG), soube-se de uma fonte oficial.
Lançado sob o patrocínio da primeira-ministra, Marie Christophe Dabiré, este número gratuito vai facilitar a denúncia de casos de violência de género.
Para a ministra da Mulher, Hélène Marie Laurence Ilboudo Marchal, a criação deste número gratuito específico para a violência de género responde à persistência do fenómeno e à insuficiência dos mecanismos de denúncia, o que constitui um obstáculo à atenuação dos riscos de violência para as mulheres e as meninas.
Segundo ela, trata-se de uma oportunidade para os profissionais prestarem o apoio de primeiros socorros e até, se necessário, garantir uma assistência e um acompanhamento dos beneficiários.
Totalmente gratuita, esta linha permitirá, sete dias por semana, 24 horas por dia, informar dos casos ou tentativas de VBG. Qualquer pessoa que sofreu ou testemunhou violência é incentivada a ligar para 80 00 12 87 para pedir ajuda, denunciar ou obter assistência.
No Burkina Faso, uma em cada cinco mulheres afirma ter sofrido violência física desde os 15 anos, enquanto 30 por cento das mulheres foram vítimas de violência sexual desde os 13 anos, de acordo com um estudo do Instituto Nacional da Estatística e Demografia (INSD),
-0- PANA TNDD/IS/MAR/IZ 03março2021