Túnis, Tunísia (PANA) – A 37ª edição das Jornadas Cinematográficas de Cartago (JCC'2019) arrancou, no fim de semana, numa cerimónia marcada pela presença do ministro tunisino da Cultura, Mohamed Zine El Abidine, e de vários outros membros do Governo, parlamentares, artistas e cineastas de 40 países, bem como diplomatas acreditados, na Tunísia.
A cerimónia de abertura foi igualmente marcada por uma homenagem ao produtor tunisino Najib Ayed, morto a 16 de agosto último, e que deu o nome a esta edição, depois de dirigir as duas anteriores, de 2017 e 2018.
Na abertira, os filmes participantes e os júris das diferentes competições foram apresentados à assistência, bem como os países convidados de honra como o Líbano, para o mundo árabe; a Nigéria para África, o Chile para a América Latina e o Japão para a Ásia.
Bandas de música da Tunísia, do Japão e do Chile animaram o evento. O programa das JCC'2019 prevê a projeção de 170 filmes, dos quais 14 apresentados pela primeira vez e 44 com participação em quatro competições oficiais.
-0- PANA YY/IN/BEH/SOC/MAR/IZ 28out2019