Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Alto Tribunal do Cabo Ocidental condenou o Vice-Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Nguema Obiang Mangue, a pagar a um cidadão sul-africano dois milhões 740 mil dólares americanos de indemnização
Esta decisão deveu-se à detenção e à tortura do empresário sul-africano Daniel Janse van Rensburg, em 2013 e 2014, na cadeia de Black Beach, na Guiné Equatorial.
Van Rensburg foi preso depois de um caso comercial ter azedado, sendo acusado por um empresário de Malabo de ter roubado um déposito relativo à aquisição de um avião.
Após a sua libertação, em 2014, ele conseguiu penhorar duas luxuosas casas de Obiang na Cidade do Cabo.
Obiang Mangue, filho do Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, possui uma coleção de recordações do músico Michael Jackson, bem como propriedades e veículos de luxo no mundo inteiro, apesar da pobreza generalizada no seu país.
O juiz James Lekhuleni declarou sexta-feira que Van Rensburg quase morreu durante os seus 423 dias de prisão e que esse caso “ilustra perfeitamente” o abuso de poder e autoridade do acusado (Obiang)”.
-0- PANA CU/AR/BAI/JSG/SOC/FK/IZ 20junho2021