União Africana renova compromisso de enfrentar desafios prementes no continente
Addis Abeba, Etiópia (PANA) - A União Africana (UA) reafirmiu domingo o compromisso de enfrentar os desafios prementes no contjnente e satisfazer as nedessidade de desenvolvimento a que os Africanos aspiram, soube a PANA de fonte oficial.
O compromiso foi renovado no termo da 35.ª Cimeira Ordinária da UA finda domingo último em Addis Abeba.
Durante a cerimónia de encerramento, o novo Presidente da UA e Presidente do Senegal, Macky Sall, comprometeu-se em trabalhar com um espírito de equipa, priorizando a resolução de desafios prementes, garantindo a paz, segurança e estabilidade, bem como o combate ao terrorismo e tentativas de mudança inconstitucional de Governos.
A Agência de Notícias da Etiópia (ENA) informa que o Presidente Sall sublinhou a necessidade de construir e acelerar a integração entre os países africanos, um marco importante, frisou, numa viagem para a satisfação de necessidades e realização dos objetivos do continente.
Segundo ele, o caminho para o desenvolvimento global vai exigir o aumento do comércio inter-africano, o financiamento de infraestruturas, a garantia da soberania médica e farmacêutica, a consolidação da capacidade financeira, o investimento no setor da energia, bem como a governação e parceria globais.
Mais de 600.000.000 africanos vivem na escuridão, alertou o estadista senegalês, sublinhando a necessidade de se empreender investimentos no setor da energia elétrica e esforços para o desenvolvimento no continente
A questão das alterações climáticas, o desenvolvimento da educação e o apoio ao setor privado são importantes para o desenvolvimento de África, salientou, sublinhando a necessidade de esforços comuns e do reforço da solidariedade.
Por sua vez, segundo a ENA, o presidente da Comissão da UA (CUA), Mousa Faki Mahamat, exprimiu o compromisso Déa a sua instituição de apoiar a iniciativa do Presidente da UA, Macky Sall.
A cimeiroa desenrolou-se sob o lema “Reforçar a resiliência da nutrição e da segurança alimentar no continente africano: reforço dos sistemas agroalimentares, da saúde e dos sistemas de proteção social para a acreditação do desenvolvimento do capital humano, social e económico.”
-0- PANA MA/BAI/IS/MAR/DD 07fevereiro2022