Presidentes maliano e rwandês no encerramento do FESPACO em Ouagadougou
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Os Presidentes rwandês e maliano, Paul Kagamé e Ibrahim Boubacar Keita, respetivamente, encontram-se, desde sexta-feira à noite, em Ouagadougou, para participarem, neste sábado à tarde, no encerramento do 26.º Festival Pan-Africano do Cinema e da Televisão de Ouagadougou (FESPACO).
O Rwanda é o convidado de honra nesta edição do FESPACO, ao passo que o Presidente maliano, enquanto coordenador da União Africana para a Cultura, Artes e Património.
Ao acolher sexta-feira à noite os dois líderes, o Presidente burkinabe burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, disse que a presença efetiva destes neste importante evento continental ilustra perfeitamente "o seu compromisso e o inegável compromisso com a cultura como força motriz", de qualquer processo de desenvolvimento sustentável.
A seu ver, a presença dos seus dois homólogos "deu um certo brilho" a esta edição que celebra o quinquagésimo aniversário desta bienal do cinema africano ".
Sublinhou que a sua "estadia contribuírá sem dúvida para dar um novo ímpeto às relações entre os nossos países, relações a que decidimos juntos dar a máxima prioridade".
"Este é um sinal do nosso desejo comum de fazer das nossas relações bilaterais modelos de cooperação Sul-Sul, com base nos princípios e critérios essenciais da integração africana e da paz", regozijou-se Kaboré.
Sexta-feira à noite, um total de 14 prémios especiais, avaliados em cerca de 110 milhões de Francos CFA, ou seja 189 mil 655 dólares americanos, foram outorgados no mesmo dia a realizadores para recompensar a qualidade dos seus trabalhos na 26.ª edição do FESPACO.
A cerimónia de encerramento será marcada pela entrega do prémio do Etalão de Ouro de Yennega.
-0- PANA TNDD/DIM/DD 02março 2019