Presidente queniano lamenta morte de emir do Kuwait
Nairobi, Quénia (PANA) - O Presidente queniano, Uhuru Kenyatta, juntou-se a outros líderes mundiais terça-feira para lamentar a morte do emir do Kuwait, xeque Sabah al-Ahmad al-Jaber al-Sabah.
Lamentou a perda do falecido émir, numa mensagem de condolências à família real e ao povo do Estado do Kuwait.
Kenyatta qualificou o falecido émir de "um verdadeiro amigo do Quénia e um sábio líder mundial que se ergueu e trabalhou incansavelmente em prol da paz no Médio Oriente".
"Sua alteza Xeque Sabah foi um ícone mundial da paz, particularmente no Médio Oriente, onde esteve envolvido em vários processos de paz abrangendo vários países da região", escreveu o Presidente Kenyatta na sua mensagem de condolências enviada terça-feira.
O Presidente disse que o émir estava empenhado em reforçar os laços bilaterais entre o Quénia e o Kuwait, como o demonstrou durante a sua visita ao país, em 2017.
"Após a minha visita ao Kuwait, em 2013, o émir visitou o nosso país, em 2017", recordou.
As duas visitas históricas ajudaram a reforçar os laços comerciais e as relações interpessoais entre Nairobi e a cidade do Kuwait", disse Kenyatta.
De 91 anos de idade, Sabah deixa um forte legado de serviço público, tendo servido durante quase quatro décadas como ministro dos Negócios Estrangeiros do seu país antes de se tornar primeiro-ministro, em 2003.
Tornou-se emir do Kuwait, em 2006, após a morte do xeque Jaber Al-Sabah.
O Presidente Kenyatta desejou à família real e ao povo do Kuwait o conforto de Deus na sequência da morte do seu líder.
-0- PANA DJ/VAO/ASA/BEH/DIM/IZ 30set2020