População chamada a respeitar recolher obrigatório para limitar coronavírus no Rwanda
Kigali, Rwanda (PANA) – A Polícia rwandesa apelou terça-feira à população para respeitar o recolher obrigatório imposto desde o fim de semana passado, a fim de limitar a propagação da pandemia, cujos casos positivos passaram segunda-feira última para 36.
O apelo foi lançado pelo porta-voz da Polícia rwandesa, o comissário John Bosco Kabera, que advertiu os recalcitrantes das sanções severas que eles incorrem, que poderão ser multas e penas de prisão.
Terça-feira, várias autroestradas, geralmente engarrafadas, estavam praticamente vazias em Kigali, enquanto a Televisão Rwandesa assinalava que várias pessoas tinham tentado violar o recolher obrigatório.
Trabalhadores do setor da saúde, jornalistas, mas também autoridades militares e indivíduos encarregues de missões especiais não estão afetados pelo recolher obrigatório, de acordo com a ordem publicada pelo ministério da Administração Local.
Segunda-feira última, o Rwanda anunciou que 17 pessoas de mais foram testadas positivas ao Covid-19 (coronavírus), o que eleva o número total de pessoas infetadas a 36.
Neste contexto, as autoridades rwandesas anunciaram o confinamento da cidade de Kigali por 14 dias, advertindo os seus habitantes que visitas e viagens não são necessárias para o interior do país e o estrangeiro.
O Governo também instou todos os cidadãos do país a respeitarem todas as instruções dadas pelas autoridades sanitárias, em particular a lavagem regular das suas mãos, evitar concentrações de pessoas e assinalar qualquer sintoma ligando para 114 , um número gratuito.
-0- PANA TWA/MA/NFB/JSG/FK/DD 24março2020