Morreu Sarah Obama, avó do ex-Presidente americano Barack Obama
Nairobi, Quénia (PANA) - Sarah Obama, avó do ex-Presidente norte-americano, Barack Obama, faleceu aos 99 anos de idade num hospital da cidade lacustre de Kisumu, no Quénia, anunciou nesta segunda-feira a imprensa local.
De acordo com os diários « Daily Nation » e « Standard », a matriarca da família Obama esteve a ser tratada no hospital Jaramogi Oginga Odinga de Kisumu.
Terceira esposa do avô paternal do ex-Presidente Barack Hussein Obama, ela foi a figura mais ilustre da família na sua aldeia ancestral de Alego Kogello, situada no condado de Siaya, no oeste do Quénia.
Ela tornou-se numa celebridade durante o mandato do seu célebre neto, até à sua retirada do poder, enquanto primeiro negro a ocupar a Casa Branca.
O Presidente queniano, Uhuru Kenyatta, declarou num tweet que "a morte de Mamã Sarah representa um golpe duro para a nossa nação. Nós perdemos uma mulher forte e virtuosa, uma matriarca que uniu a família Obama e foi um ícone de valores familiares”.
O líder da oposição, Raila Odinga, também lamentou o desaparecimento da matriarca , que utilizou a ascensão do Presidente Obama para angariar fundos a favor de atividades humanitárias e para fazer progredir a educação das raparigas.
"Com o desaparecimento de Mamã Sarah Obama, nós perdemos uma matriarca que viveu avançada para a época. Ela sustentou sozinha a família durante muito tempo, após a morte do seu marido.
"Entretanto, ela tornou-se no símbolo da resiliência e confiança da mulher africana com a sua capacidade única de enfrentar os desafios da vida”, disse Odinga.
Ela também utilizou a ascensão do ex-Presidente norte-americano para promover a educação das raparigas e lutar contra os problemas sociais através da sua fundação, lembrou.
Sarah Obama é sepultada esta segunda-feira.
-0- PANA AO/MA/NFB/JSG/FK/IZ 29março2021