Guiné Equatorial acolhe 5ª cimeira dos países exportadores de gás
Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – A quinta cimeira do Fórum dos Países Exportadores de Gás (GECF) vai decorrer, de 25 a 27 de novembro próximo, em Malabo, na Guiné Equatorial, anuncia um comunicado oficial transmitido à PANA, em Abidjan.
Esta cimeira que vai decorrer pela primeira vez, em África, está consagrada à apresentação do papel e do futuro do desenvolvimento do gás no continente africano.
Será combinada com a organização do segundo seminário internacional sobre o gás, depois de o ministro equato-guineense das Minas e Hidrocarbonetos, Gabriel Mbaga Obiang Lima, iniciar uma digressão africana de promoção desta cimeira junto dos Estados- membros ou não membros do GECF.
O objetivo deste périplo foi valorizar o potencial de gás de África e promover a cooperação intra-africana, sendo que, depois do Uganda, as próximas etapas serão o Egito e a Argélia.
A Guiné Equatorial possui um setor petroleiro rico com um bilião e 100 milhões de reservas de petróleo provadas, e um potencial considerável na sua indústria de gás com reservas provadas estimadas em 145 biliões de metros cúbicos
Ela fixou objetivos ambiciosos para o desenvolvimento do seu setor do gás, nomeadamente o campo de Alen, na ilha de Bioko, que representa 600 biliões de pés cúbicos de equivalente de gás natural, e a construção de um projeto de mega-hub de gás natural.
Estes projetos permitiram levar a cabo a iniciativa LNG2Africa que visa criar um mercado do gás continental.
-0- PANA BAL/TBM/MAR/IZ 20ago2019