Antiga Vice-Presidente da Gâmbia designada candidata à CUA
Banjul, Gâmbia (PANA) - A antiga Vice-Presidente da Gâmbia, Fatoumata Jallow Tambajang, foi designada, pelos países da África Ocidental, como candidata da sub-região ao posto de vice-presidente da Comissão da União Africana (CUA), indicaram fontes oficiais à PANA, em Banjul.
A candidatura de Tambajang foi apoiada pela Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) na sequência da sua designação pelo Governo da Gâmbia.
A CEDEAO apoia igualmente a candidatura da embaixadora Martha Ama Akyaa Pobee do Gana ao mesmo posto.
Katim Touray e Ernest Aubee, ambos cidadãos gambianos, também manifestaram o seu interesse pela candidatura ao posto de vice-presidente da Comissão da União Africana.
Touray foi um antigo pesquisador no Ministério gambiano da Agricultura, enquanto Aubee trabalhou como chefe da Divisão da Agricultura a nível da Comissão da CEDEAO.
A CEDEAO submeteu, a 28 de agosto de 2020, a lista dos três dignitários gambianos e seus compatriotas a nível da sub-região como candidatos aos postos a preencher no seio da Comissão da União Africana.
Tambajang foi conselheira do Presidente Dawda Jawara, o primeiro chefe de Estado da Gâmbia, para as questões ligadas às mulheres e crianças.
Ela também presidiu ao Conselho Nacional das Mulheres Gambianas e dirigiu durante seis anos o Conselho Económico e Social da Gâmbia.
A candidata gambiana à vice-presidência da CUA ocupou igualmente o posto de secretário de Estado para a Saúde e Bem-Estar Social do Governo gambiano de 1994 a 1995.
Tambajang nasceu em Brikama, a 25 quilómetros de Banjul, a capital, e fez os seus estudos na Gâmbia, depois em Dakar (Senegal) e França, lembre-se.
Ela obteve uma licenciatura em francês pela Universidade Sophia Antipolis de Nice.
A política e ativista gambiana foi igualmente Vice-Presidente da Gâmbia e ministra dos Assuntos Femininos, de fevereiro de 2017 a junho de 2018, sob o regime do Presidente Adama Barrow.
Ela foi designada, em abril de 2017, "nova mulher africana do ano" pela revista “New African Woman”.
Em março de 2017, ela foi eleita membro do Comité Honorário do Fórum das Mulheres Africanas de Crans Montana.
-0- PANA MSS/RA/BAI/BEH/FK/IZ 09set2020