Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Vice-Presidente sul-africano, Paul Mashatile, preconizou terça-feira, em Joanesburgo, a utilização dos meios digitais e sociais nas eleições em África, soube a PANA de fonte oificial.
Em declarações à imprensa, Mashatile indicou estes meios visam sensibilizar órgãos de gestão eleitoral e outras partes envolvidas aos benefícios e ameaças dos meios de comunicação digitais e sociais para o processo eleitoral e a integridade.
A seu ver, estas valências da tecnologia constituem um quadro abrangente para os órgãos de gestão eleitoral em todo o continente, adotadas em Cotonou, no Benin, durante a 11.ª Assembleia Geral da Associação das Autoridades Eleitorais Africanas (AAEA), em novembro de 2023.
A Comissão Eleitoral da África do Sul forneceu o secretariado e facilitou o processo de desenvolvimento destas directrizes. A primeira versão das directrizes foi apresentada no workshop de validação organizado pela União Africana em Addis Abeba (Etiópia), em setembro do ano transato.
O Vice-Presidente sul-africano considerou estes meios "relevantes para o contexto sul-africano pois estão alinhadas com a nossa conceção do papel central que as redes sociais desempenham no fortalecimento da nossa democracia e a importância das redes sociais como fonte de informação" para o público.
-0- PANA CU/MA/MTA/JSG/MAR/DD 27fevereiro2024