Bamako, Mali (PANA) – A União Nacional dos Trabalhadores do Mali (UNTM), a principal central sindical do país, decidiu suspender toda e qualquer negociação com o Governo até nova ordem, indicou o gabinete executivo da central, num comunicado transmitido quarta-feira à PANA, Bamako.
Esta decisão da UNTM, que decretou desde segunda-feira última uma greve de cinco dias para reclamar por melhores condições de vida, seguiu-se “ às declarações ameaçadoras contra sindicalistas que exercem os seus direitos de greve, formuladas, a 14 de dezembro último, em Abidjan (Côte d’Ivoire), pelo Presidente da Transição no Mali, Bah N’Daw.
« No estado atual do Mali, como alguém que goza de todas as suas faculdades mentais pode falar de greve, a fortiori entrar em greve?, interrogou-se em resumo Bah N’Daw diante dos Malianos residentes, na Côte d’Ivoire, à margem da posse do Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara.
Estas declarações espalhadas pelas redes sociais provocaram a fúria da UNTM e dos seus militantes.
O gabinete executivo da UNTM condenou com « veemência esta falta de respeito e consideração” por parte do Presidente da Transição.
-0- PANA GT/JSG/SOC/FK/IZ 16dez2020