Primeiro-ministro líbio saúda cooperação entre Líbia e Itália
Trípoli, Líbia (PANA) - As relações entre a Itália e Líbia no domínio da cooperação económica e comercial são distintas, declarou o primeiro-ministro líbio, Abdelhamid al-Dbaiba.
"É necessário trabalharmos para as desenvolvermos em todas as áreas e darmos prioridade ao setor privado em ambos os países", disse esta quinta-feira al-Dbaiba durante uma reunião realizada em Roma (Itália) entre o ministro dos Negócios Estrangeiros do referido país, a, Antonio Tajani, e a ministra líbia dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Líbia, Najla al-Mangouch.
, na presença do secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Itália, vários diretores de departamentos do ministério , o Ministro de Estado da Líbia para Assuntos do Conselho de Ministros e embaixadores de ambos os países, disse um comunicado do Governo líbio.
Esta reunião foi dedicada, segundo a mesma fonte, ao acompanhamento dos resultados dos encontros entre a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e o líbio, Abdelhamid al-Dbaiba, decorrida quarta-feira última e em janeiro último.
Os dois diplomatas fizeram o balanço dum encontro preparatório para a realização de um fórum de empresários nos dois países.
Também evocaram a coordenação do mesmo para a criação da Comissão Suprema entre os dois países, a marcação de uma data para sua reunião, bem como as negociações políticas e coordenação de programas de segurança entre os dois países.
O Governo de Unidade Nacional da Líbia assinou, quarta-feira, vários acordos nos setores do petróleo, gás e investimentos com o Governo italiano em Roma, durante a visita de Abdelhamid al-Dbaiba, no final de um encontro com a sua colega italiana, Giorgia Meloni.
Foram ainda rubricados memorandos de entendimento nos domínios do petróleo e gás natural, de investimentos conjuntos nas áreas submersas da bacia do Mediterrâneo e nas áreas terrestres da bacia de Ghadames.
Também foram concluídos acordos de interconexão elétrica, imigração e proteção de fronteiras, além da ativação de contratos para estações de tratamento de água e esgoto e um acordo para a conexão da Líbia à Itália por um cabo submarino, lê-se no comunicado líbio.
-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR/DD 09Junho2023