Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O primeiro-ministro do Burkina Faso, Lassina Zerbo, tomiu posse, sexta-feira, no Parlamento burkinabe, após a sua declaração de política geral, soube a PANA de fonte oficial.
Dos 127 deputados da Assembleia Nacional, 103 votaram a favor, 24 abstiveram-se, e nenhum deputado votou contra, segundo a mesma fonte.
"Lassina Zerbo, em conformidade com o artigo 63, e tendo em conta os resultados, está agora empossado como primeiro-ministro do Burkina Faso", declarou nessa ocasião o presidente do Parlamento burkinabe, Alassane Bala Sakandé.
Zerbo salientou, no seu discurso, que a situação de segurança do Burkina Faso se degradou fortemente e que ele iria trabalhar para encontrar soluções.
Para além dos meios materiais e humanos a mobilizar nao quadro da luta contra o terrorismo, o chefe do Governo burkinabe não excluiu o diálogo com grupos terroristas.
"Porque não negociarmos com os inimigos? Mas, primeiro, temos de compreender o inimigo, e as suas reivindicações? Não posso dizer que não possamos negociar com terroristas", disse.
Desde 2015, o Burkina Faso é alvo de ataques terroristas que já fizeram várias centenas de mortos e mais de um milhão e meio de deslocados internos.
-0- PANA TNDD/IS/DIM/DD 08jan2022