Bujumbura, Burundi (PANA) - O Presidente do Burundi, também atual Presidente em exercício da Comunidade da África Oriental (EAC, sigla em inglês), Evariste Ndayishimiye, encontra-se desde domingo em Nairobi, a capital queniana, para participar numa cimeira africana sobre o clima, que se inicia esta segunda-feira, anunciou um comunicado de imprensa oficial.
Primeira do género no continente, a cimeira decorre sob o lema “promover o crescimento verde e soluções de financiamento climático para África e o resto do mundo”, lê-se na nota.
O Burundi, país tropical, está no final da estação seca, tendo registado as primeiras gotas de chuva sábado último.
As chuvas de junho, julho e agosto últimos registadas no país foram consideradas relativamente amenas em comparação com outras partes do mundo onde a temperatura bateu recordes.
Neste país dos Grandes Lagos africanos, uma estação chuvosa normal vai de outubro a maio, intercalada com uma pequena estação seca de alguns dias, observada em janeiro.
Estas estações já não são regulares como antes das mudanças climáticas globais a que o país não escapou, assinalaram ambientalistas no país.
-0- PANA FB/IS/SOC/MAR/DD 04set2023